O DESIGN DE INTERIORES



Definição

"A profissão de designer é caracterizada pelo desempenho de atividades especializadas de caráter técnico científico, criativo e assistivo artístico, visando a concepção e ao desenvolvimento de projetos e mensagens visuais em design, projeto é o meio em que o profissional equaciona de forma sistêmica, dados de natureza ergonômica, econômica, social, cultural e estética, responde concreta e racionalmente às necessidades humanas. Os projetos elaborados por designers são aptos à seriação ou a industrialização que estabeleça relação com o ser humano, no aspecto de uso ou percepção, de modo a atender necessidades materiais e de informação visual." Maurílio Ferreira  Lima


Quando iniciamos o curso de design de interiores, lembro bem do que disse a professora, o design está em tudo, qualquer empresa que for aberta, ela precisa de algum desses itens: logomarca, site, uniformes, espaço físico, móveis, embalagens e/ou produtos, tudo isso é desenvolvido por profissionais das diferentes áreas do design.




Simplificando: O design é funcionalidade, acessibilidade, tudo que se vê, que se usa e que se toca.


Fiquei encantada com a importância da profissão, o design está em tudo, arrisco até a dizer que o primeiro designer existente foi Deus.



"Design é um processo de transformação das idéias das pessoas em forma, é transformar o invisível no visível" Kenji Ekuan - Presidente da GK Design Group


Além das empresas as pessoas necessitam também de um local para viver, e de lazer. Esses espaços são projetados pelo designer de interiores.







O Designer de Interiores

O trabalho do designer é o da composição e decoração de ambientes internos, externos e fachadas em residências, escritórios e comércios. Combinando elementos funcionais e estéticos, proporcionando conforto, praticidade e beleza. Planeja a distribuição do espaço físico, acabamentos, revestimentos, cores, materiais, jardins, iluminação, móveis e decoração adequando às necessidades, gosto e disponibilidade financeira do cliente. Faz desenhos de móveis e utensílios, administra o projeto, estabelece cronogramas, fixa prazos, define orçamentos e coordena o trabalho de marceneiros, pintores, eletricistas e pedreiros de acabamentos. Sugerindo e acompanhando o cliente na escolha e compras.

Não importa o tamanho do espaço, o designer saberá como atender
as necessidades  do morador unindo funcionalidade e beleza.



7 comentários:

  1. meu sonho é ser designe de interiores ... gostar de construir e decorar... alem de ter muita criatividades com cores e contrastes...:)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom, existem ótimo cursos de design de interiores, eu fiz um técnico pelo Senac, quem sabe não tem ai na sua cidade. Boa sorte! :)

      Excluir
  2. Olá Patricia,vc faz projeto para salão de beleza? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, faço projetos residenciais e comerciais, inclusive de salão de beleza, aqui mesmo no blog tem um projeto de salão de beleza: http://casasdadesigner.blogspot.com.br/2012/03/projeto-salao-de-beleza-neia-fashion.html Dê uma olhadinha e veja se gosta, entre em contato pelo e-mail patriciacabral.design@gmail.com, terei prazer em fazer um projeto especialmente do seu gosto.

      Excluir
    2. nossa eu quero , um projeto para meu salão que irei abri logooo

      Excluir
  3. minha filha ta fazendo curso tecnico de desayne vc acha que a faculdade tambem e uma boa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rosilaine, o curto técnico em design de interiores é muito bom, foi o que fiz, como todo curso técnico, vai na fonte, ao que realmente interessa, por isso é mais rápido também.

      A faculdade, tem a vantagem de se poder fazer uma pós graduação em uma área específica, como iluminação por exemplo, existem bons cursos em áreas específicas que não são uma pós, esses quem fez somente o técnico pode fazer normalmente.

      Hoje eu indicaria o curso técnico em Design de Interiores, por ser mais rápido, mais barato e como disse antes direto no ponto.

      Vale lembrar que o design está em vias de regulamentação, quando isso acontecer, com o tempo, quem fez apenas o técnico, as vezes necessitará fazer um superior, como já acontece com algumas profissões.

      Obrigada pela visita espero ter ajudado.

      Excluir