05/07/2012

Cama de Pallets

Olá pessoal, tudo bem? Hoje vou postar uma cama que fiz de pallets, sei que está meio batido já, mas feita por mim é a primeira viu.
Meu irmão está morando aqui em casa, como minha filha está estudando em outra cidade, ele ocupou o quarto dela. Mas agora as férias chegaram ela veio para casa e fiquei com um dilema, não tenho camas extras, então como ela ficará por pouco tempo, dividirá o quarto com o irmão.
Estava juntando alguns pallets para fazer aquela parede que postei aqui, então resolvi usá-los para fazer uma cama, assim também atendo um pedido antigo do meu filho que é ter uma cama extra no quarto para quando recebe colegas em casa que vão passar a noite.
Não é que a cama ficou bem legal, já estou cheia de ideias para decorar o cantinho da filhota, assim que tiver decorado faço outro post, combinado?




Escolhi dois pallets do mesmo tamanho, estavam sujos de lama e cimento, então joguei um pouco de água e esfreguei com escova de lavar roupas, enxaguei e deixei no sol pra secar. Depois lixei com lixa grossa, não lixei pra ficar totalmente liso, apenas pra tirar as rebarbas maiores que poderiam machucar, ainda ficou com aspecto bem grosseiro.




Depois de lixado pintei com tinta PVA na cor branca, aquela tinta de parede mesmo, com trincha, apenas uma demão, lembre-se que a intenção não é que fique com um acabamento perfeito.




Os pallets tem o tamanho de 1,2 x 1,2 m, para fazer uma cama de solteiro, são necessários dois, já vi em alguns blogs que desmontam o pallet, cortam se necessário e depois montam do tamanho desejado, eu não tenho instrumento pra cortar, então tive que usar o que tinha a mão, no tamanho original do pallet. Pensei que se deixasse as duas peças soltas, poderiam se separar com o movimento na hora do uso, o que seria perigoso, então emendei os dois, pregando uma tábua entre eles. Não ficou totalmente firme, penso que terei que colocar mais algum calço para firmar mais, usarei assim por enquanto se der algum problema antes de colocar esse calço conto para vocês.




Usei 4 rodinhas em cada pallets, ou seja 8 no total, pregadas com a cola preg fácil a mesma utilizada nas gavetas sapateiras mostradas aqui, e que até hoje não tive nenhum problema por ser apenas coladas. Estão lá sendo usadas diariamente firmes e fortes.




Detalhe da rodinha com a cola, após aplicar a cola no local pressione por alguns instantes, até que fique firme, depois de colada espere secar bem, o melhor é que seja de um dia para o outro, para usar sua nova cama de pallets.




Ela ficou assim depois de montada:




No total a cama ficou com 1,2 x 2,4 m, bem maior que o colchão de solteiro comum, então fica sobrando um pouco nas laterais maiores, o que foi resolvido apenas centralizando o colchão, mantendo ele todo numa das extremidades, sobrando um espaço na outra, ficando dessa forma um local vago que serve como apoio lateral, não tendo necessidade de um criado mudo, pode ser feito um tampo nesse local de MDF ou vidro, pretendo colocar de vidro depois.



Abaixo detalhe do apoio lateral que sobrou, com uma luminária, velas aromatizadas e meus livros, que adoro, do Humberto Gessinger, pra mim ficou perfeito assim, mas é a minha cara e não serei eu a usar, só decorei assim para mostrar aqui, vamos ver como a filhota irá usar esse espaço lateral ai 




A dica de hoje foi essa, adorei fazer essa cama de pallets, o que acharam? Espero que tenham gostado, valeu pessoal até a próxima, qualquer dúvida deixem o comentário que responderei.



18 comentários:

  1. Fiquei louco pra poder fazer uma pra mim... mas de casal, e colocar em cima um colchão imeeeeeenso de alto! hehehehe

    Ficou mot bom, a solução da tábua entre elas e a cola foi muito boa!

    ResponderExcluir
  2. Espaço extra chama bagunça, e nesse caso os sapatos ocuparam esse espaço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A cama é sua, a gente passa serrote no espaço extra e você perde a sapateira hahaha.

      Excluir
  3. Vou fazer uma de casal...Rodinha eu acho que pode quebrar...
    Ficou muito legal..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vou fazer uma de casal tbem e não vou colocar rodinhas, decidi colocar aquele material que parece um feltro (que cobrem os pés do móveis pra não arranhar o chão) assim não fica deslizando.
      E, ao invés de colocar um tábua vou colocar um borracha entre eles... assim da pra dobrar e mover sem diviculdade, que tal?

      Excluir
    2. Adorei a ideia da borracha no meio, pois senti dificuldades na locomoção, pois não tem muita estabilidade, desta forma é só dobrar na hora de mudar de lugar, talvez faça isso nessa, pois tenho que pintá-la logo, branco suja muito :)

      Excluir
  4. Eu adorei mas tenho uma dúvida... onde você arrumou os pallets?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Toda loja de material de construção tem pallets que jogam fora..eles vêm com vários materiais ( cerâmica por exemplo) Se você pedir eles dão...Eu fui na loja e ganhei um monte...Pus plantas em cima dos que sobraram depois que fiz o sofá pra sala de televisão...rsrs

      Excluir
  5. Olá Marina, eu consegui aqui próximo de casa mesmo, em construções, mas sei que tem alguns lugares que vendem também. A intensão é tirar o que iria para o lixo, por isso pego nas ruas em caçambas de entulho, não é difícil de encontrar não. Espero que consiga!!

    ResponderExcluir
  6. Amei a ideia, acho que vou fazer uma cama de solteiro ou um sofa com o mesmo molde, mas gostaria de saber aonde eu encontro as rodinhas???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E essa cola aonde eu acho???

      Excluir
    2. Desculpe a demora em responder, Jennifer, mudei de casa e é tanta confusão e arrumação, que nem andei entrando no blog. As rodinhas em ferragista, lá vendem a cola também, encontrei na mesma loja, uma especializada em materiais para marcenaria. Mas infelizmente algumas rodinhas soltaram, ou seja é melhor parafusar mesmo, vou parafusar agora na reforma da cama ok!

      Excluir
  7. Olá Patricia!
    Adorei o PAP e vou fazer minha cama de casal com as suas dicas ;))
    Mas só encontrei essa cola em sites... Você sabe de alguma loja aqui em SP que venda?

    ResponderExcluir
  8. Olá Cíntia, é muito bom saber que gostou do projeto. Eu moro em Rio Verde e comprei em uma loja especializada em materiais para marcenaria. Houve um problema, me mudei recentemente e na mudança, algumas rodinhas soltaram, então acho melhor parafusar, a madeira é um pouco dura, pede ajuda nessa parte para alguém tá! Beijos

    ResponderExcluir
  9. onde consigo facil os pallets e to pensando em fazer com 2 andares de pallets oque achao ?
    e pensei em dobradiças para quando precisar mover !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Evan, obrigada pela participação. Eu encontrei os pallets em construções perto aqui de casa mesmo, aqui na minha cidade, tem pessoas que vendem também. Com dois andares fica ótimo, pois fica da altura de uma cama normal, só que fica bem mais pesado, você nem imagina quanto pesa esses pallets, as dobradiças com certeza facilitarão muito.
      Pela internet você também pode comprar os pallets, mas ficam bem caros, indico você procurar ai mesmo na sua cidade, nesses bairros novos que tem bastante casa em construção, muitos vão para as caçambas de entulho, vai lá e pede :)
      Onde vende na net: http://www.madeirausada.com.br/index.html

      Excluir
  10. oie queria saber as medidas do pallet se é 12x12 ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Stefany, obrigada pela participação, a medida é isso mesmo, 1,2 x1,2. Até mais, abraços.

      Excluir