09/08/2012

Tábua de Construção + Mão Francesa = Estante Bacana

Olá pessoal, como já comentei aqui, participo do programa na Rádio 96 Fm, que também pode ser ouvido online, todas as quintas-feiras por volta de 10h40min, estou lá. Procuro sempre fazer algo até quarta para postar aqui e explicar lá como fiz.

Fiquei a semana toda pensando o que faria para o post, encontrei uma ideia bem bacana, mas quando consegui garimpar a matéria prima, não dava tempo de fazer, pois requer um prazo, ficará para o post da semana que vem. Já antecipo que achei lindooooo 

Quarta chegou e ainda não tinha feito nada, pensei em postar algo da net mesmo. Um amigo da minha filha, que me ajuda bastante com minhas invencionices, herdou alguns livros da irmã e não tinha onde guardá-los, propus fazermos prateleiras de gavetas, ainda tenho algumas aqui, ele achou legal, mas pensamos que ela é estreita e os livros não ficariam bem acomodados.

Então a luz se ascendeu na tarde da quarta, já tinha visto uma estante no blog casa de colorir, bem fácil de fazer. Pronto já estava decidido, agora mãos a obras, que temos, deixa ver, umas 5h para terminar o projeto.

E não é que conseguimos fazer no prazo, que acharam?



Primeiro encontrar uma tábua existem muitas dessas nas caçambas de entulho por aí, são usadas em construção. Escolhemos uma com 2m de comprimento.

Tábua antes

Agora a parte mais difícil, tirar o cimento grudado, molhei e fui passando escova de lavar roupas e espátula até tirar tudo.

Limpeza da tábua


Limpeza da tábua

Depois de limpa, deixar secar, passar a lixa para tirar rebarbas, e deixá-la mais lisa, nada exagerado, para que fique com aparência rústica.

Tábua limpa


Agora vem a parte mais legal, pintar!!! Comprei uma tinta azul para pintar uma mesa que ganhei de uma prima que mora em outra cidade, nem sei quando ou se, a mesa chegará aqui, mas quando vi aquele tom de azul na loja, já imaginei minha mesa toda azul e pra garantir já comprei.


Tinta usada - Cor azul diamante
Essa foi a cor escolhida para pintar a estante. Passar a tinta com a trincha, esperar secar e aplicar mais uma demão, não passei verniz apenas a tinta, pois como já foi dito, ficará com um aspecto rústico, só que não dá para limpar com pano molhado, apenas tirar o pó com espanador ou pano seco. Se preferir, depois das duas demãos pode passar o verniz por cima sem problema ou pintar com tinta esmalte, aquela de pintar portão, não terá necessidade de passar o verniz.

Pintando

A tábua pintada ficou assim ó, imagina só, uma tábua dessa encostada na sua parede, nem precisa mais nada, ficou linda, serve de quadro, ai ai aqui a imaginação corre solta.

Tábua pintada


Depois de seca, coloque os suportes. Tá bom vai, tá dando para ver pela foto que ainda está molhada, mas foi a falta de tempo pessoal, quando for fazer a sua esperem secar, vou confidenciar que essa aqui manchou um pouquinho pois não esperei secar bem de uma demão para a outra, mas tudo bem, nada que um retoque não resolva, mas se você tem tempo, espere.
Colocando os suportes


Escolhemos as mãos francesas, também chamadas de cantoneiras, mais baratas, pois a finalidade aqui é reaproveitar e economizar, eu já tinha a tinta, e gastei pouca, as peças com os parafusos custaram R$ 18,00 a tábua estava jogada. Essa estante deve sair em torno de R$30,00
Colocando os suportes


Fica assim depois de pronta, como queríamos quatro prateleiras, dividimos a altura da tábua por 5, ou seja 2,00 / 5 = 0,40 colocamos as peças com 40cm de distância uma da outra, deixando o mesmo espaço em cima e embaixo.



Estante pronta

Não precisa colocar tábuas, os próprios livros são as prateleiras, procure colocar os maiores e mais resistentes por baixo, cabe muitos livros, essa ficará assim encostada na parede, mas pode ser parafusada na parede também, podem ser feitas decorações diversas.


Com os livros

Essa não é minha, mas eu usaria assim, num cantinho de leitura, bem gostoso, na falta de uma cadeira de leitura, usei um pufe de garrafa PET que já fiz a muito tempo, coloquei alguns enfeites em cima dos livros para dar um charme e umas almofadas para ficar aconchegante.


Cantinho de leitura

O que acharam da estante? Acabei de fazer e já tenho encomenda, fazer uma rosa para minha sobrinha, só que menor e presa na parede próxima a cama.

Valeu pessoal, até a próxima, obrigada pela visita, deixem o comentário para incentivar meu trabalho aqui no blog, vocês não fazem ideia como isso deixa a gente contente.





6 comentários:

  1. Foi rapidinha heimm, ficou linda!!!

    ResponderExcluir
  2. Wilkson Sousa09/08/2012, 12:39

    ficou linda, vai me ajudar muito a deixar meus livros no lugar.Sem Duvida é um presente que todos leitores e amantes de livros devem ter.

    ResponderExcluir
  3. Você lixa como: com lixadeira elétrica ou manual? Tô querendo comprar uma lixadeira, mas não sei o tipo, pelo que andei pesquisando pode ser que seja a "lixadeira orbital", mas não tenho certeza. Parabéns pela estante, não faz bem o meu estilo, mas é um belo trabalho. Bjaum.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, lixo manualmente mesmo, não tenho nem furadeira ainda :) Não posso te orientar pois não pesquisei para saber. Mas como é um trabalho bem rústico, não é para ficar perfeito então, ainda tá fácil. Qual é mesmo o seu estilo? Beijos, obrigada pela participação.

      Excluir
  4. Ficou ótima. Tb tinha visto essa ideia no blog da Thalita.

    ResponderExcluir